Fique por dentro!

As belezas do Araguaia

por Rosa Nakamura Vernillo
Postado em 03 de Agosto de 2017

No Cerrado brasileiro a diversidade da fauna e flora são de beleza incomparável. A variedade de peixes do Araguaia é tão grande que deixam os pescadores duvidosos por qual espécie optar

Antes mesmo de pegar a estrada e partir rumo ao nosso sonho, precisamos saber qual é o peixe “alvo”. A variedade de modalidades e espécimes é tão grande que deixa praticamente impossível não levar as tralhas específicas para cada tipo de pescaria.

Eu já sabia o que queria desde o princípio. Meu próximo troféu seria uma pirarara. Nunca havia pescado e fisgado esse grande bagre, que eu acho o mais bonito deles. Para mim, apesar deste peixão ter “pele grossa e rústica”, na realidade tem cara de bebê que precisa de colo e carinho.

Com um trecho de mais de 1.000 km para transpormos até São Miguel do Araguaia (GO), meu marido, Juninho, e eu saímos de Terra Roxa (SP) bem cedo, de madrugadinha. Combinamos o local como ponto de encontro com um casal de amigos: Flávio e Patrícia, de onde partiríamos para o nosso destino final, a Pousada Asa Branca.

Sem pressa para chegar e aproveitando a companhia um do outro, fizemos dessa pescaria um passeio terrestre, apreciando toda diferença entre os estados e nos encantando com ela.

Natureza que encanta

Para chegar até a pousada devemos pegar estrada de terra e um longo trecho de barco. Como na música Belezas do Araguaia : “O estradão está sorrindo porque o céu é cor de rosa. Como o barco na distância boiam nuvens de cambraia. Quero ver amanhã mesmo as belezas do Araguaia.”  

Pudemos contemplar o espetáculo das belezas do Araguaia, a natureza quis demonstrar toda sua majestade, nos apresentando um show na revoada de milhares de garças. Arrepio toda vez que lembro da cena.

Muitas aves, bichos e insetos fizeram parte desta nossa viagem. Garças, tuiuius, araras, jacarés, capivaras, veados e borboletas de várias espécies complementaram essa nossa pescaria.

A íntegra desta reportagem você confere na Edição 272 da Pesca & Companhia!

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários