Fique por dentro!

Paso de La Patria nunca falha

por Alexandre Dick
Postado em 07 de Março de 2018

Localizada no Alto Paraná – Província de Corrientes, a região é conhecida pela grande piscosidade e porte dos seus peixes

Nunca escondi de ninguém que um dos meus destinos favoritos para pescar e descansar é a cidade argentina de Paso de La Patria, na região conhecida como Alto Paraná, na Província de Corrientes.

Situada a aproximadamente 35 km da capital correntina, Paso de La Patria foi agraciada como um dos principais e melhores pontos do mundo em se tratando da pesca de dourados, pintados e piaparas. Está localizada em um lugar estratégico em que o famoso Rio Paraguai, de águas barrentas, encontra o majestoso e imponente Rio Paraná, formando um dos pesqueiros mais famosos da América do Sul.

Por diversas vezes estive pescando por lá, e cada pescaria culminou em uma boa lembrança para ser contada aos amigos e familiares. Temos mania de nos recordarmos mais das experiências ruins do que das boas, e neste caso, não me vem na memória uma pescaria que por lá tivesse sido extremamente ruim, daquelas de fazer o pescador voltar sem nada, o que mesmo em bons pesqueiros pode acontecer.

Uma das razões para isso é que Paso de La Patria possui um ponto de pesca enorme, sendo o rio bastante largo e abrigando centenas de cabeceiras de pedra submersas e ilhas de areia, o que faz com que haja pesqueiros por todos os lados. Mesmo em frente à cidade, o movimento das lanchas e pescadores de barranco não afugenta os peixes, ofertando aos visitantes uma experiência única.

Sempre que tenho um tempo livre na agenda, ligo para meu amigo de longa data Gonzalo Castaño, proprietário da Posada Paso de La Patria, e agendo uma ida rápida para lá, pois estou próximo à fronteira e em meio dia de viagem vou de minha casa até o destino.

Apesar de bastante corrido nos últimos tempos, visitar Paso ao menos uma ou duas vezes ao ano já virou uma tradição, e novamente resolvi retornar ao destino no mês de agosto, na saída do inverno e com possibilidades de se fazer uma excelente pescaria, tanto de dourados e pintados como de piaparas.
 

A íntegra desta reportagem você confere na Edição 279 da Pesca & Companhia 

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários