Fique por dentro!

Aberta a temporada de tornasóis

por Guilherme Monteiro
Postado em 05 de Fevereiro de 2018

A entrada do Verão propicia as melhores condições para encontrar uma das mais cobiçadas espécies de traíras

Na Primavera se dá o período da desova da traíra-tornasol (Hoplias lacerdae). E logo após essa fase reprodutiva, a espécie entra no ápice da atividade, buscando se alimentar para compensar o que perdeu durante os dias em que ficou no ninho. Com isso, as fêmeas perdem muita energia e peso, ficando bem mais magras. Elas vão se alimentar para repor energia. As tornasoladas também são conhecidas pelos nossos “hermanos” uruguaiaos e argentinos como “las azules”, já que um dos tons metálicos predominantes é azul.

O Uruguai é o berço da tornasol. No país vizinho podemos encontrar uma ampla variedade de rios e arroios nos quais esse tipo de trairão é abundante. Sua preferência por leito de pedras e águas mais correntes também as diferenciam das demais Hoplias. Em 2017, em especial, após alguns anos de influência de muitas chuvas, a fartura  desses peixes impressionou. A natureza ajudou muito a proliferação desses torpedos, um peixe que apaixona qualquer amante da pesca com iscas artificiais. 

Podemos pesca-las embarcados, seja com barcos menores, ou ainda com o uso de caiaques para os locais mais amplos, e também a pé, explorando raseiros e corredeiras, com uma possibilidade bem grande de termos uma pescaria no visual por meio  das barrancas.

Confira íntegra desta reportagem na Edição 278 da Pesca & Companhia

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários