Dicas de Pesca

Dois nós de pesca que resolvem tudo

por Pepe Mélega
Postado em 21 de Junho de 2017

Editor especial revela dois nós que usa em boa parte de suas pescarias e o tempo todo

Basicamente, uso dois nós de pesca o tempo todo. O nó Palomar, que por ser duplo se torna mais de 100%  resistente em relação ao ponto da ruptura da linha, ou seja, rompe-se a linha e não o nó.  Para mim. é o ideal para terminais (snaps ou rings). Antes usava o nó Único (95% resistente), mas como tenho optado por multifilamento, o Palomar é muito mais indicado, pois, além de ser resistente e muito fácil de atar,  não "escorrega", algo comum quando usamos linhas de multifilamento.  

O outro é o Allbright para emenda de linha - mesmo sendo para unir multi e mono uso-o e finalizo do lado do multi com um nó Look -, que basicamente é um nó único invertido, que tem a finalidade de não permitir que a linha de multi "escorregue". Aqui minha opção é pelo costume - há anos o uso - e pela facilidade de atá-lo. Dois detalhes do acabamento desse nó: fica pequeno e cônico, uma vantagem quando pescamos arremessando com iscas artificiais. Para finalizá-lo após o uso do nó Look, costumo queimar a linha excedente - uso um isqueiro do tipo maçarico – em vez de cortar. 

Acabo usando o PK Knot, mas é raro, sobretudo quando vou pescar na água salgada. Detalhe: em ambos os nós que uso o importante é finalizá-los adequadamente; nada de voltas montadas sobre outras; elas devem ficar paralelas e uniformes, que é o segredo de qualquer nó bem atado. 

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários