Fique por dentro!

Algumas curiosidades sobre tilápias

por Redação
Postado em 01 de Março de 2018

Espécie é bastante comum em todo território brasileiro; mas sua origem é estrangeira

As tilápias são peixes africanos da família Cichlidae, que foram  introduzidos no Brasil no começo da década de 50 (a rendalli) e 70 (Nilo), mas são  conhecidas pelos antigos egípcios já em 2000 a.C.

São peixes de hábitos alimentares onívoros, tendendo a comer mais ervas (herbívoros), embora possam consumir oportunisticamente o que estiver disponível, como plâncton, insetos, vermes e ovos ou alevinos de outros peixes. 

No Brasil, são encontradas desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul, vivendo em lagos e represas ou ambientes de água parada. Se o ambiente for favorável e houver abundância de alimentos e temperatura ideal, as tilápias chegam a reproduzir até quatro vezes em um ano. Executam o chamado cuidado paternal até seus filhotes poderem se virar sozinhos. Se um predador não controlar suas populações, tendem a reproduzir de tal forma que somente sobram peixes pequenos ou nanicos.

Podemos dizer que é um peixe bastante disseminado no planeta. A explicação fica por conta do potencial para o cultivo, se adaptar facilmente a qualquer ambiente (inclusive a baixos níveis de oxigênio na água) e ser resistente a altas temperaturas.

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários