Fique por dentro!

Qual é a tralha para pescar tucunaré-açu?

por Alexandre Dick
Postado em 29 de Novembro de 2017

Um dos staffs da Pesca & Companhia revela as suas preferências

Qual é a tralha para pescar tucunaré-açu?

Varas

 Para a pescaria desta temporada utilizarei varas entre 5'6" e 6' de comprimento indicadas para linhas de até 25 lb. Ação rápida, pois, como as iscas utilizadas na região são maiores, prefiro varas de ponta mais dura para realizar o trabalho de hélices e zaras (as minhas preferidas). As varas por mim escolhidas para esta temporada são: duas Abu Garcia Saphire Crest de 6' 10-25 lb para iscas entre 1/4 e 1 1/4 Oz e uma Sumax Safira de 5'6" 12-12 lb para iscas entre 3/8 e 1 1/2 Oz.

Escolhi duas varas do mesmo modelo, para não alterar tanto o arremesso.  É o caso, por exemplo, de quando um peixe reboja na superfície e necessitamos jogar a isca de meia-água atrás com rapidez. Um conjunto igual permite ter mais precisão no arremesso e evita uma possível e indesejada cabeleira. A vara um pouco mais curta servirá para arremessos mais perto e com mais precisão.

Carretilhas

Nos meus três conjuntos utilizarei o mesmo modelo de carretilha. Para esta pescaria provavelmente utilizarei a Shimano Scorpion 1500 XT, com recolhimento rápido (7.1:1), ideal para trabalho de iscas de hélice, por exemplo. A razão para utilização das mesmas carretilhas é basicamente a mesma da utilização de varas iguais: padronizar o arremesso! 

Gosto de pescar com equipamento igual, para diminuir ao máximo a chance de erros nos arremessos, perdendo um possível troféu. Além disso, essas carretilhas têm uma boa capacidade de tração, necessária na pesca dos açus, que costumam ser bem violentos. 

Linhas

Como linha principal utilizarei o multifilamento Stren Sonic Braid de 65 lb. É uma linha bem macia, que deixa a pescaria mais confortável. O líder de fluorcarbono também é importante, pelos mais diversos motivos, e opto por utilizar o Marine Sports Vexter de 0,62 mm.

Iscas

Embora os ataques mais explosivos geralmente se deem com as iscas de hélice, gosto muito de utilizar as iscas do tipo zara, pois costumam ser bem produtivas e também cansam menos. O ideal é intercalar o trabalho das hélices, sticks e zaras, para ver quais delas surtem mais resultado. Minhas iscas de superfície preferidas são:

Rebel Jumpin Minnow T20
Deconto Z130
Marine Sports Snake
RipRoller 5.5" e 6.5"
Sumax Amazon King

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários