Fique por dentro!

Pescaria no Outono: vantagens e desvantagens

por Lielson Tiozzo
Postado em 20 de Março de 2017

O frio começa a aparecer e muitos pescadores ficam na dúvida de como conseguir boas capturas. Confira algumas dicas!

O Verão acabou. A partir desta segunda-feira, 20 de março, os brasileiros farão a pescaria no Outono, uma estação marcada por dias mais curtos e mais frios - o que de certa forma, já pode ser considerada desvantagem. Afinal, menos luz solar disponível implica em menos tempo para pescar. E quanto mais frio, mais desconforto.

Existem certas vantagens para quem pesca no mar. O editor técnico da Pesca & Companhia, Antonio Amaral, o Tuba, entende que as estações mais frias deixam os peixes mais ativos. Logo, as saídas ficam mais produtivas, dependendo da espécie procurada.

“Eu acho ótimo pescar no Outono e no Inverno”, afirma. “Com as águas mais frias, muitos peixes ficam mais ativos. Quanto mais quente é a água, menor a capacidade de carregar oxigênio”, explica.

De acordo com  Tuba, muitos peixes, principalmente os de fundo, saem para comer, como badejos, cioba e outros lutjanídeos. Os caragídeos como os olhos-de-boi, olhetes e xaréus-brancos também. As enchovas no Sul e no Sudeste também ficam mais ativas. 

Desvantagens

No entanto, o editor Alex Koike aponta algumas desvantagens para quem pretende pescar em lagos e reservatórios por conta de um fenômeno típico do começo do Outono chamado “turnover”. Ele se dá com o esfriamento da camada superficial da água durante a noite e a consequente mistura com a água mais quente do fundo durante o dia. 

Esse fenômeno gera uma mudança constante na temperatura da água, o que acaba deixa os peixes inativos.

“Neste começo de Outuno fica complicado por conta disso. Vai um tempo para estabilizar e o peixe se readaptar à temperatura da água”, comenta. “Já nos rios, devido à constante movimentação da água, o peixe sente menos”, pondera.

Já Guilherme Monteiro cita que o Outono pode ser uma boa época para tentar os peixes grandes nos rios. Afinal de contas, os peixes precisam se alimentar antes da chegada o Inverno, quando o frio aperta e deixa a água muito gelada. “Fora que agora tem muito menos pernilongo para nos incomodar”, enumera.

Com vantagens ou desvantagens, o pescador deve ser sempre insistente e paciente e aproveitar as belezas do Outono onde estiver. 

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários