Fique por dentro!

Peixes debilitados são pegos com passaguás e lanças no Rio Paraguai

por Redação, com informações do jornal ABC Color
Postado em 01 de Fevereiro de 2018

Misteriosa mortandade no interior do Paraguai tem diversas possíveis causas

Uma misteriosa “fraqueza” dos peixes no Rio Paraguai tem chamado a atenção de pesquisadores e da população do interior do Paraguai. Cardumes começaram a aparecer na semana passada debilitados e as pessoas usaram passaguás, redes, lanças e até mesmo armas de fogo para apanhar exemplares sem nenhuma dificuldade.

A Secretaria de Meio Ambiente do Paraguai, no entanto, alertou à população que não consuma estes peixes. Exemplares de surubim-pintado, dourado e curimbatás começaram a ser vistos e alguns deles estão com estranhas manchas pelo corpo. 

Existem algumas possibilidades, mas a mais provável é que com o nível alto do rio devido às chuvas, materiais tóxicos acabaram contaminando a água. Houve um fenômeno parecido no norte do Paraguai e pesquisadores atribuem que a contaminação poderia ter também ter atingido o principal rio do país. 

Outra hipótese é que uma editora de cartões de Villeta teria despejado resíduos de maneira acidental, mas não há ainda evidências de que isto teria acontecido.

Em vídeos divulgados pela imprensa local, é possível ver pescadores capturando exemplares com grande facilidade. Confira:

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários