Fique por dentro!

Pesquisa: pesca com rede é mais antiga que com anzol

por Redação
Postado em 07 de Agosto de 2018

Encontram em caverna, na Coreia do Sul, indícios de pesca com rede há 29 mil anos

Pesquisadores encontraram em uma caverna da Coreia do Sul os indícios de que seres humanos usavam as técnicas de pesca com rede há pelo menos 29 mil anos.  Isto pode ser uma prova de que as redes foram inventadas antes do anzol.

Em 2011, arqueólogos descobriram no Timor Oriental os primeiros vestígios esculpidos em conchas de 16 a 23 mil anos atrás daqueles que seriam os primeiros anzóis desenvolvidos por humanos.  

A descoberta do momento remete aos itens que auxiliavam as redes. O uso de carbono 14 para determinar a idade de pedras calcárias encontradas no condado de Jeongseon, na Coreia do Sul, apontaram que “a história da pesca com redes começou 19.000 anos antes do que se pensava”, diz à agência AFP o diretor do Museu da Universidade de Yonsei, Han Chang-gyun.

Ainda de acordo com pesquisador, os pedaços de calcário, que pesam entre 14 e 52 g e tem um diâmetro de 37 a 56 milímetros, apresentam ranhuras que deviam ser destinadas a amarrá-los no fundo de uma rede possivelmente usada para reter peixes pequenos em rios pouco profundos.

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários