Dicas de Pesca

Snap espanhol: resistente e muito prático

por Vladimir Ferreira
Postado em 03 de Janeiro de 2017

Saiba como produzir um snap ideal para pesca de praia

Recentemente estive acompanhando uma competição de pesca de praia em Vitória (ES) e tive a oportunidade de ver pessoalmente um tipo de snap muito interessante, além de ser muito simples de ser confeccionado, é muito resistente, muito prático para fazer a retirada/colocação e também possui algumas características importantes para a modalidade de pesca de praia.

Como a aquisição desses acessórios é difícil por aqui, a saída é confeccioná-los, com baixo custo e quando necessitarmos em quantidade razoável.

Sem dúvida a característica mais importantes é que o snap costuma ser um ponto onde normalmente ocorre o acúmulo de algas e também de enrosco das pernadas, com este snap isto passa a ser um problemas quando temos a presença de algas e sujeira no mar.
Ele pode ser utilizado tanto para a colocação da chumbada como também na laçada do chicote.

Primeiramente vamos listar os materiais necessários:
- Tubo termo retrátil 3 mm
- Tesoura com bom corte
- Isqueiro
-  Miçanga perolizada de 3 mm
- Fio de aço inox duro de 1 mm
- Dois pedaços de brocas de 2,5 mm
- Dois alicates, um de bico e outro de corte
- Fazer um gabarito com dois furos para colocação das brocas e outro para perder a ponta do fio de inox

De posse do material o primeiro passo é fazer a modelagem do fio de inox, em seguida fazemos os cortes, aquecemos o termo retrátil a ajuda do isqueiro, a miçanga deve ficar na posição correta, para isto utilizo um pedaço de arame, exatamente para posicionar o furo. Posteriormente basta fazer os cortes do termo retrátil.

Apesar de já ser muito utilizado lá fora, eu já fiz alguns testes, utilizando chumbadas de até 180 g e até mesmo para a captura de peixes de bom porte, portanto além da eficiência ele é muito resistente e confiável.

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários