Mundo Pesca

Fenrir 10000 by Nakamura

por Pepe Mélega
Postado em 13 de Novembro de 2017

Maruri lança carretilha com consultoria de Nelson Nakamura para bait casting, com bom tamanho e boa capacidade de linha

Com bom design de formas arredondadas, a Fenrir 10000 by Nakamura chama atenção tão logo sai da caixa. A aparência é solida, o que se confirma pelo chassis em grafite, resistente à corrosão, que não apresentou torções quanto exposto ao uso. O peso de 211 g, assim como a capacidade de linha de aproximadamente 120 m de fio com de 40 lb de resistência (cerca de 0,30 mm), a permitem receber a classificação como carretilha de tamanho médio.

A Fenrir possui nove rolamentos em pontos estratégicos, que garantem maciez e durabilidade ao conjunto. Um rolete cónico proporciona um sistema anti-retorno muito preciso e resistente da manivela, que possui 9 cm e manoplas confortáveis em material emborrachado de ótimo grip. O guia fio é eficiente com acabamento em dióxido de titânio funcional para uso de linhas mais abrasivas, como as de multifilamentos. 

O sistema de freio em discos múltiplos é composto por um disco de lona resinado, um disco de metal cônico e um contra disco de fenol montados em conjunto com a coroa ajustada pela estrela, junto à manivela com sistema ponto a ponto. O fabricante descreve um freio de  13 lb - ou seja, próximo a 6 kg, o que é excelente para uma carretilha desse porte. 

Já o sistema anti cabeleira é formado por sistema duplo: centrífugo usando seis pontos de contato e micro ajuste de até seis pontos de aproxima; e magnético, composto por cinco imãs e um sistema de ajuste ponto a ponto com marcação de até 10. 

O sistema mecânico no geral é muito bom, o chassis - como já dito de grafite, apresenta ponto de reforço apropriados para a montagem do sistema de desarme e do conjunto de força (coroa e peão) confeccionados em metal. As partes móveis são confeccionadas em matérias resistentes e que vão proporcionar vida longa ao conjunto.  O carretel avulso pesa pouco mais de 18 g - devemos considerar que nele está acoplado o sistema de ajuste do freio centrífugo e um rolamento. Gostei demais do balanceamento do carretel, porque me passou a garantia de bons arremessos por conta da ausência de vibração excessiva.

Na prática

O conjunto tem boa pegada, tanto para o trabalho feito com iscas artificiais, como para arremessar. Odetalhe: mesmo para aqueles que usam o indicador apoiado junto ao blank da vara não vão sentir incômodo com a estrela que regula a fricção, trazendo bom conforto ao usuário. 

Se abastecido com linha de multifilamento de 30 lb, o carretel iria superar muito mais de 120 m de linha, motivo pelo qual optei por uma cama com fio de náilon, de forma a deixar o carretel com o limite adequado de carregamento. 

Os arremessos foram tranquilos com pesos entre 7 e 14 g. Fiz ajustes medianos bastante comuns - no freio centrífugo a opção de regulagem foi a de número dois na marcação. Por ser um freio com ajuste interno, a recomendação é usar um ajuste confiável ao estilo de arremesso pessoal e contar com o freio magnético - que possui acesso externo fácil para o ajuste fino. 
No caso do magnético, comecei a arremessar com ele “zerado” e não enfrentei problemas. Ao arremessar contra o vento esse sistema se mostrou adequado; experimentei usando-o ponto a ponto, que para a minha forma de arremessar se mostrou mais eficaz no ponto de numero três de 10 indicados. Isto indica, com certeza, uma gama de ajuste que vai se adaptar muito bem aos pescadores no geral. 

O ajuste fino foi usado de forma a eliminar a folga do carretel junto ao chassis. Ao baixar o peso para 5 g, senti dificuldade para arremessar. Foi necessário uma melhor adaptação de minha parte. Então, aumentei um ponto no freio centrífugo e passei a usar o magnético na indicação dois. Assim consegui arremessos consistentes. Ressalto que se trata de uma carretilha de porte médio, na qual o comum é usar iscas mais pesadas, mas ela se saiu bem no teste com iscas menores. Na emergência ou na ausência de um conjunto para iscas leves e pequenas ela não vai te deixar na mão.

O recolhimento é de 7.1:1, muito conveniente aos padrões atuais. Por isso a considero uma carretilha rápida.  A cada volta da manivela são recuperados em média 58,5 cm de fio.

A fricção funcionou macia, como se espera atualmente. Pesquei traíras usando-o com aproximadamente 1 kg de fricção medida com o conjunto montado em um caniço indicado para linhas de até 17 lb de resistência. 

O resultado foi muito bom, sem comprometer com se fez necessário. Liberou de forma continua e macia - sem os “soquinhos" desagradáveis que podem comprometer o embarque dos exemplares.

No teste de fricção direto, achei o ajuste com até 4 kg muito funcional. Considero ser esse o limite funcional. Porém, no teste de arrancada, foi até 4,8 kg, usando um check drag de linha, sem problemas. A partir dai já notei que pode ocorrer o problema de travar um linha de multifilamento, conta da possibilidade de encavalar entre as voltas, o que torna um risco usar a fricção total em minha opinião. Cheguei perto de 5 kg, usando a fricção bem travada e a mesma não apresentou problemas de “soquinhos” no teste de arranque. Considero muito bom para o porte da carretilha.

O sistema de acesso ao carretel, para efetuar ajuste no freio magnético, é fácil e seguro. Existe um botão na parte de baixo do chassis, do lado oposto à manivela, para ser acionado. Não há risco de aciona-lo involuntariamente. O desarme do carretel para executar arremessos possui um botão seguro e com um acabamento emborrachado, que auxilia bastante - mesmo com as mãos molhadas!

Boa carretilha, com custo benefício adequado, que vai agradar aos aficcionados pela pesca com iscas artificias, como também, aos adeptos do pesque-e-pague onde ela se mostrará muito eficiente. Macia e silenciosa, tanto nos arremessos, como no recolhimento. Uma nova boa opção ao mercado.

Ficha Técnica

Peso: 211 g
Recolhimento: 7.1:1
Rolamentos: 9 + 1
Capacidade de linha: 120m/0.30mm
Força de Fricção: 13 lb
Preço Médio: R$ 380

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários