Dicas de Pesca

As vantagens das varas longas

por Alex Koike
Postado em 07 de Agosto de 2017

Por que muitas vezes devemos optar por varas mais compridas que 1,80m?

Sou um usuário de varas longas desde 1995, época em que fiz minha primeira pescaria de anchovas com plugs. Além das enchovas, usava material mais longo (de 9´) na pesca com mosca e na pesca do black bass. De uns cinco anos para cá, também uso varas maiores na pesca de robalos com camarão/shad com cabeça de jig. 

Vejo grandes vantagens nelas. Além dos arremessos e da maior alavanca na hora da briga, a ação das varas mais longas também ajuda a proteger melhor a linha de fortes impactos, como uma corrida inesperada de um grande peixe como o tucunaré-açu ou até trabalhar melhor algumas iscas (caso das hélices) e em algumas situações (do robalo com jig head por causa da maior amplitude nos movimentos). A fisgada, quando se pesca em grandes distâncias, também é beneficiada, assim como o trabalho de isca sobre a vegetação. 

Dependendo do arremesso, como o flip cast, pode ser mais complicado de executar. Mas outros são feitos com melhor resultado. Caso do flipping, pois uma vara mais longa lhe proporciona maior controle da isca e maior distância. 
Portanto, vejo nos próximos anos o aumento de usuários desse equipamento.  Poderia enumerar outros itens, mas, para não me alongar muito, paro por aqui, pois acredito que meus amigos da revista já o fizeram. 

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários