Fique por dentro!

De volta ao Teles Pires

por Lester Scalon
Postado em 26 de Setembro de 2018

Lester Scalon retorna a um dos rios mais piscosos do Brasil e trava brigas memoráveis com os gigantes desta região amazônica

Entre os milhares de rios do Brasil, um em especial se destaca pela piscosidade e pelo tamanho de seus exemplares: o grande Teles Pires. Majestoso, nasce no coração de Mato Grosso e corre imponente rumo à floresta Amazônica, quando encontra o Juruena e forma o gigante Tapajós, que é um dos maiores afluentes do colossal Amazonas. 

O Teles Pires sempre foi referência em grandes pescarias, e sempre com muitas emoções proporcionadas pelos seus grandes exemplares. Atualmente, com a construção de quatro hidrelétricas, ele foi ferido e pisoteado pela ganância do ser humano, mas ainda resiste bravamente como berço de grandes emoções, com peixes de tirar o fôlego.

Recentemente, fui convidado pelos amigos Ciro e Marcos Mozer a visitá-lo novamente. Nosso destino, o novo Amazônia Fishing Lodge, tem belíssima estrutura, está situado em um ponto privilegiado, logo abaixo da Usina Teles Pires e um pouco acima da barra o Rio São Benedito. De Alta Floresta, são aproximadamente trinta e cinco minutos de avião ou três horas e meia pelos 190 km de estrada. 

Sobrevoando a região a caminho da pousada, o trajeto passa exatamente por cima de duas barragens e seus lagos. Deu um aperto no coração ao olhar para baixo, ver e lembrar que as grandes aventuras e os grandes peixes ali capturados ficarão guardados somente na memória e nas fotografias. Felizes aqueles que, como eu, tiveram o privilégio de pescar naquelas águas. 

Mas a vida segue, e a expectativa de pescar de novo no Teles Pires me encheu novamente o peito de emoção e expectativas. Ao nos aproximarmos da pousada, a pista de 1.200 m, novinha em folha, se destacava, situada ao lado da pousada e trazendo ainda mais conforto e segurança. Com capacidade para 16 pescadores, as instalações novas e o excelente atendimento fazem o pescador se sentir em casa.

A íntegra desta reportagem você confere na Edição 285 da Pesca & Companhia

 

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários