Fique por dentro!

Pescam bagre estranho no Rio Iguatemi

por Lielson Tiozzo/ Foto: Thiago de Gouveia
Postado em 08 de Março de 2017

Que exemplar é este? Leitor fica na curiosidade e biólogo sugere que seja um híbrido

Um exemplar desconhecido foi apresentado à nossa redação pelo leitor Juliano Batata, de Cascavel (PR). O exemplar foi pescado no Rio Iguatemi, nas proximidades de Mundo Novo (MS). Com lambari vivo, seu amigo Lucas Aguilar capturou o que aparentemente é um pintado. Ou seria uma cachara?

"Não tem cabeça igual à do pintado. Parece à do bagre catfish. É arrendonda. Parece que é cruzamento de pintado, cachara e o bagre africano. Ele tem a pinta do pintado, a listra da cachara e não tem a cabeça comprida. É muito diferente", descreve. 

O leitor não soube identificar. Mas, por sorte, havia um biólogo pescando na região, Edney Schimberguer. À Batata, Schimberguer explicou sobre a possibilidade de que seria um híbrido, resultado do cruzamento de algum bagre pintado com cachara, que teria se reproduzido com pintado ou cachara. 

Seres híbridos são aqueles formados a partir do relacionamento entre raças diferentes. Um caso clássico é o do burro, fruto do cruzamento entre cavalo e jumenta, ou entre égua e jumento. 

O peixe tem uma cabeça diferente e possui um nariz. Seria o surgimento de uma nova espécie na Bacia do Prata?  

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários