Fique por dentro!

O dia que Fidel Castro e Che Guevara venceram torneio de pesca

por Lielson Tiozzo
Postado em 05 de Abril de 2017

Publicação da World Fishing Network cita caso curioso que se deu em 1960, pouco depois da Revolução Cubana

Fidel Castro já foi um dos ganhadores do tradicional Torneio Internacional de Pesca de Peixe de Bico Enerst Hemingway. Isso se deu em 1960, um ano depois da consolidação da Revolução Cubana. Seu parceiro havia sido ninguém menos que o outro protagonista do movimento histórico, o argentino Ernesto “Che” Guevara.

Hemingway foi o escritor de diversos livros, entre eles o clássico “O Velho e o Mar” (1952), no qual deixa claro seu gosto pela pesca. O autor foi ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em 1954. 

O escritor tinha muita habilidade na pescaria, tanto que venceu a competição que empresta o seu nome até hoje em 1950, 51 e 52. Na edição de 1960, decidiu convidar os dois revolucionários de Cuba, lugar onde vivia há bastante tempo. O objetivo era fazê-los entregar o troféu ao vencedor, já que imaginava que a participação de ambos seria apenas figurativa. 

Hemingway e sua esposa Mary também estavam competindo no torneio. "Um ou outro de nós manteve nossos grandes binóculos antigos da Marinha dos Estados Unidos no barco de Fidel, e assistimos ele pescar pelo menos dois marlins", escreveu Mary em seu livro de memórias, “How It Was” (1974). 

"Ele não era um pescador de alto mar, tanto quanto nós, mas ele seguiu precisamente as regras da pesca do grande jogo, enganchando os peixes e jogando-os, e seu barqueiro não fez nenhuma tentativa de gaff antes que ele pudesse agarrar o líder, em vez da linha", cita. 

Castro, no total, havia pescado um sailfish e um marlin no primeiro dia, dois marlins no segundo e outro marlin no terceiro, o que lhe deu o primeiro lugar em um campo de 150 competidores. Che Guevara não havia pegado nada. 

Assim, em vez de apresentar o troféu do vencedor, Castro o recebeu do próprio Hemingway. 

“Sou novato em pesca”, disse Fidel. “Você é um aprendiz afortunado”, respondeu o escritor.

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS NOSSAS NOVIDADES!

comentários